O caso do colar .

Louis  René  Edouard  ,  Príncipe de  Rohan ,  nasceu em um castelo perto de Paris ,  de uma famíilia cujos antepassados foram os primeiros reis da Bretanha .  Teve uma educação exemplar ,  mas algo conturbada ,  pois seu pai teve um  desentendimento com o  Rei  Luís  XV ,  e achou mais prudente mudar -se para a  Inglaterra  .  Já velho ,  o monarca  repensou seus atos ,  reconciliou -se com os Rohan , e  numa prova de  remorso  ,  fez do jovem  Louis um cardeal ,  com todas as mordomias atinentes ao cargo .

O  Cardeal de Rohan  não levava jeito para a vida clerical  , e  tinha grande  atenção às boas coisas da vida ,  notadamente luxo e luxúria .  Como o poeta Byron ,  tinha um fraco  por homens inteligentes   ,   e mulheres bonitas .   Em seu grande castelo ,  dava festas que duravam dias , nas quais vivia cercado pela nata da intelectualidade francesa , nobres e plebeus , e  pelas mais belas cortesãs , prostitutas de luxo  e  biscates   em geral ,  naquele tempo .

Uma dessas   mulheres da vida  era a Condessa de La Motte ,  que conhecia o ponto fraco do cardeal :  ele queria ser aceito na corte ,  fechada para ele desde as desavenças ocorridas com o finado Rei e seu pai .  Em particular ,  o cardeal ,  autêntico Casanova ,  nutria um mal velado desejo pela  Rainha  Maria Antonieta , desprezada por um  marido   cínico  e ausente .

Jeanne  de Valois , a Condessa de La Motte ,  propôs – se a intermediar encontros entre a rainha e o cardeal , em local discreto  , sempre ao anoitecer , mediante régios honorários ..

O ingênuo Rohan acreditou e caiu no golpe , tendo alguns encontros noturnos  , á luz de poucas velas , com uma prostituta ,  sósia da rainha .

Depois disto , a cafetina sugeriu ao cardeal que a rainha adoraria convidá lo para um baile na Corte , no qual poderia usar alguma jóia dada por seu amante , uma lembrancinha …..

A Condessa conseguiu ser  intermediária entre Rohan e  um joalheiro famoso , que confeccionou um belo colar de diamantes , que foi entregue aos cuidados da esperta condessa , que imediatamente o vendeu ,   pelo melhor preço que encontrou .

O golpe acabou por ser descoberto ,  pois o joalheiro não conseguiu manter a boca fechada , e passou a intitular – se fornecedor da Casa Real  . O fato chegou ao Rei Luís XVI , que mandou prender todos os envolvidos   , e insensatamente levou – os a julgamento público .

De  Rohan  foi considerado vítima , e culpado apenas de burrice , foi absolvido .  A Condessa e seu marido , o infame Cagliostro  foram condenados a um exílio ,  sendo a cafetina marcada a ferro em brasa , como ladra e prostituta .

O povo de Paris tinha agora mais um motivo , o Caso do Colar , para odiar a família real , tida como parasita e indesejável , na França republicana pregada pelos intelectuais do Iluminismo .

Sobreveio a Revolução , e o Cardeal  conseguiu safar -se , mesmo de sangue nobre , mais puro que dos Capetos ,  pois tinha grandes amigos entre os novos donos do poder . Cauteloso nesse ponto ,  fizera amizades em todas as classes sociais . Conseguiu  salvar alguns de seus amigos nobres ,  mas viu  companheiros como  CONDORCET  e  LAVOISIER marcharem para a guilhotina . Refugiou-se no álcool  e na boa comida , e dizem que quando morreu foi necessário um caixão especial para acomodar o corpo .

Uma amiga , vidente , afirma que em uma outra vida fui o Cardeal . Tenho dúvidas  .  As únicas rainhas que  sinto  vontade de comer são as do xadrez…

About oiefeoi

Agitador multicultural
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

5 Responses to O caso do colar .

  1. ecleia says:

    BOM DIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    VAI VER Q PRA ELE ERAM ESSAS AS RAINHAS E Ñ CONSEGUIU DESCUBRIR……….
    FALTOU INTELIGÊNCIA………………………….
    Acreditaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  2. kkkkkkkkkkkkkk muito boa a historia … ri alto aqui!!

    beiGinhos Mon, EFE, Ecleiaaaa

  3. oiefeoi says:

    Beijos , Mon e flores do blog , episódio mais vergonhoso da França , né…hehehe…

  4. ecleia says:

    BOM DIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    SERÁ UM EPISÓDIO SÓ ACONTECIDO NA FRANÇA???????
    CONVIDO A VCS FAZEREM COMIGO UM
    PEQUENO EXAME D CONSCIÊNCIA?????
    BEIJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
    Acreditaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  5. ecleia says:

    BOA NOITE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!AMORES…………………
    MIL BEIJOSSSSSSSSSS, CRAQUELADOS (PELO FRIO)
    Acreditaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s