A vingança dos persas , parte 3 : Salamina .

Os invasores persas  espalharam-se pelo interior e pelas costas da Grécia , incluindo a Ática e Tessália ,  pouco encontrando para pilhar , pois os habitantes  retirararam-se , depois de queimar suas pastagens , numa política de terra arrasada .

Os atenienses abandonaram sua bela cidade , mas não perderam a vontade de resistir .  Uma esquadra de cerca de duzentas trirremes aguardava no mar , uma oportunidade especial . Os barcos gregos eram menores e mais frágeis que as pesadas embarcações persas , mas eram mais ágeis e manobráveis em espaços curtos . Assim ,  quando a esquadra persa entrou em um estreito  de águas rasas  entre o continente e a ilha de Salamina ,  o comandante ateniense  TEMISTOCLES deu ordem para atacar , e a surpresa inimiga foi completa  . Os barcos gregos infiltraram-se entre as desajeitadas  embarcações persas , atirando bolas de fogo , e se retirando antes que os persas pudessem manobrar , gerando grande confusão  , com barcos incendiados , adernados , afundados  ou encalhados nas  praias da ilha .

Foi uma surpreendente e decisiva vitória grega , privando os persas das provisões que lhes eram proporcionadas pela frota ,  cujos sobreviventes agora estavam dispersos pelo mar , era o começo de uma incrível virada na guerra .

About oiefeoi

Agitador multicultural
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

4 Responses to A vingança dos persas , parte 3 : Salamina .

  1. ecleia says:

    OLÁAAAAAAAAAAÁ!!!!!!!!!!!
    INCRÍVEL A GRANDE VIRADA……..
    Acreditaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  2. oiefeoi says:

    Beijo, Estrelinha!

    Tem mais , hehe…

  3. Ana-rj says:

    oieeeee vim fazer uma visitinha e deixar um beijão amigo, pode deixar que vou aparecer mais vezes, vou te contar uma novidade, estou abrindo um blog, mais tambem fiquei sabendo que o halos vai acabar, não sei se se vão renovar ou vai finalizar de vez, estou no trabalho mais eu apareço

    • oiefeoi says:

      Olá , Ana , saudades!

      O echo vai acabar definitivamente , mas aqui no wordpress o sistema é uma beleza , funciona perfeitamente , quero conhecer seu blog , é só me convidar para a festa , beijos!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s